Classificação de um site e PageRank ~ SEO, SMO e muito de Redes Sociais

terça-feira

Classificação de um site e PageRank


Olá amigos.
           Certa vez ouvi por ai: “- Se não tá nas 5 primeiras páginas do Google. NÃO PRESTA”. Vamos entender o motivo dessa meia verdade que já está quase enraizada em nossas mentes:
Hoje vamos falar de como os mecanismos de busca classificam os sites e como funciona esse tal de Page Ranke do Google!

Existem diversos aspectos que são levados em consideração para que os mecanismos de busca saibam qual site é mais relevante que o outro e, assim, estabelecerem uma tabela de classificação de acordo com vários critérios, dentre estes:

1. 1 Tempo de registro do domínio (idade do domínio)
2. A idade do conteúdo (data da última publicação)
3. Links vindos de outros sites
4. Freqüência do conteúdo (regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado)
5. Relevância dos sites que criam links para o site em questão

O site de buscas Google, por exemplo, utiliza o PageRank, para classificar os sites. Pagerank é como Google classifica a importância que um site, e para isso, utiliza uma pontuação que vai de 0 a 10, conforme o volume de links gerados para o site.  

Mas sabe-se que, atualmente, a relação semântica do termo buscado, e o histórico de buscas do usuário também são considerados na hora de exibir uma resposta a uma determinada palavra-chave pesquisada. Há algum tempo, o Google lançou o Panda, que é uma atualização capaz de identificar e “punir” sites que utilizam as chamadas link farms, ou “fazenda de links”, que são um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site e com o mesmo texto âncora, com o intuito de manipular o posicionamento de um site para o termo usado no texto âncora nos resultados de busca. Barrar tais ações tem por conseqüência beneficiar os sites que produzem conteúdo original e relevante.

Recentemente, o Google começou a agregar os dados de todas suas ferramentas (Google+, Orkut, Youtube e outros), trazendo assim, em tese, melhores resultados nas buscas realizadas de acordo com o comportamento de cada usuário, ou seja, o que ele curtiu, comentou e pesquisou anteriormente influencia nos resultados das pesquisas. Outro fator importante de transformação do PageRank é que o Google passou a considerar a popularidade nas mídias sociais e quanto mais vezes um endereço é mencionado pelos usuários, dentro dos canais de redes sociais, mais ele tem chances de aparecer no topo de uma busca (atualmente apenas Twitter e Google+ indexam conteúdo para os mecanismos de busca).

0 comentários: